CIPF – I Congresso Internacional de Psicologia Forense

Brasao_da_UESPI
Normas para Publicação em Livro

Os trabalhos aprovados e apresentados no CIPF poderão ser publicados em um E-Book, com registro na Biblioteca Nacional (ISBN), seguindo as orientações abaixo apresentadas.

1. O autor e os co-autor(es) dos trabalhos acadêmicos apresentados neste CIPF que tiverem interesse em publicar seus trabalhos poderão assim fazê-lo. Este livro será em formato e-book e poderá ainda ser publicado em versão impressa. Para isso, estes devem encaminhar o manuscrito completo em formato de capítulo de livro à Comissão Científica do I CIPF, com a seguinte formatação:

a) Título e subtítulo, caso haja, em negrito.

b) O título não deve ser escrito totalmente em letras maiúsculas.

c) Nome(s) do(s) autor(es) na quarta linha abaixo do título (ou do subtítulo, quando houver).

d) Nota de rodapé na primeira página, contendo breve currículo do(s) autor(es), com algumas informações como a sua titulação acadêmica, instituição formadora e outras qualificações acadêmicas relevantes. O texto deverá estar no máximo em 05 linhas.

e) O texto deverá estar em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5 e alinhamento justificado.

f) Citações e referências conforme normas da APA;

g) Margens superior e inferior com 2,5 cm e margens esquerda e direita com 3 cm;

h) Elementos gráficos no corpo do texto de acordo com as normas da APA e respeitando-se o máximo de 5, podendo ser tabelas, figuras, quadros e gráficos. As figuras deverão ter resolução mínima de 144 dpi; P&B ou colorida;

i) Legendas abaixo das imagens em fonte Times New Roman tamanho 10, espaçamento simples, alinhamento centralizado e sem formatação de quebra automática de texto. Fazendo referência à fonte da qual foi extraída ou com indicação de autoria própria;

II) A estrutura do texto deve ser em formato de capítulo, com no mínimo 5 e no máximo 12 páginas, incluindo as referências.

a) A estrutura deverá contemplar minimamente as seções relativas a:

1) Seção de introdução: breve apresentação das principais referências de literatura da área, importância do seu trabalho para a ciência psicológica; dados estatísticos relevantes para o tema; objetivos.

2) Seção de desenvolvimento: o título desta seção não deverá ser “Desenvolvimento”; esta seção será intitulada de acordo com os conteúdos do seu trabalho e deverá conter a apresentação dos seus resultados, juntamente com a discussão fundamentada na literatura científica.

3) Seção de considerações: nesta seção você irá apresentar de forma breve, objetiva e concisa os principais resultados do seu trabalho, as suas relevâncias e poderá indicar sugestões de pesquisas e estudos futuros dentro da área pesquisada.

4) Referências: em normas APA.

III. O manuscrito completo e já revisado deverá ser enviado, obrigatoriamente, em formato Word (doc. ou docx.). Arquivos codificados ou em outros formatos serão excluídos do processo de publicação.

  1. O manuscrito completo e já revisado deve ser enviado para o formulário (link formulário) até o dia 23/04/2022 com assunto: Publicação de manuscrito/nome do autor. Este terá o prazo de 60 dias para ser organizado junto com os demais capítulos da obra e enviado para a Editora, onde terá em média mais 90 dias para sua publicação final.
  2. Os capítulos que não estiverem nas normas APA serão automaticamente excluídos.
  3. Os manuscritos que não contemplarem todas as normas deste edital serão imediatamente recusados. Os trabalhos que não forem aceitos não serão reencaminhados para os autores.

IV. A Comissão Científica do I CIPF terá autonomia na definição de critérios e procedimentos de avaliação dos textos a serem publicados.

V. Ao encaminhar o manuscrito completo, o autor e co-autor(es) devem apresentar Termo de Concessão de Direitos Autorais informando que autorizam expressamente a Comissão Científica do I Congresso Internacional de Psicologia Forense (CIPF) o direito de publicação de seu manuscrito para fins científico-acadêmicos e não-comerciais.

Comissão Científica
Congresso Internacional de Psicologia Forense
Dias para o evento