CIPF – I Congresso Internacional de Psicologia Forense

Brasao_da_UESPI

Dra. Ana Cristina Resende

Pós-doutorado em Psicologia Médica pela UNIFESP, Doutora em Psicologia pela PUCRS, Mestre em Psicologia e Psicóloga pela PUC GOIÁS. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e Graduação em Psicologia da PUC Goiás, e do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Avaliação Psicológica do IPOG. Presidente da ASBRo. Membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica/CFP. Desenvolve pesquisas nas áreas: Fundamentos e Medidas da Psicologia, Avaliação de Personalidade e Métodos Projetivos.

Esp. Anderson Luiz Tamborim

Especialista em Análise da Conduta Humana, Diretor e docente do curso de especialização universitária da Universidad a Distancia de Madrid (UDIMA) em Codificação Avançada da Expressão Facial da Emoção com FACS (Facial Action Coding System). Delegado da Associação Brasileira de Criminologia no Estado de SP e Delegado no Brasil da Fundação Universitária Behavior & Law (Espanha). Docente na Sociedade Ibero-americana de Psicologia Jurídica e Ciências Forenses/SOCIFO (México). Mestrando em Psicologia Criminal – Especialização em Psicologia Forense na Universidad Europea del Atlántico. Perito e Assistente Técnico Judicial (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) em Avaliação da Credibilidade do Testemunho.

Dr. Antônio Augusto Pinto Junior

Pós-doutor em Psicologia Clínica e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Professor Associado III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense - campus de Volta Redonda. Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Adolescência (LEPIA).

Dra. Ariela Raíssa Lima Costa

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco USF. Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco (2020), com estágio doutoral PDSE desenvolvido na Lund University em Lund, Suécia. Mestra em Psicologia pela mesma universidade (2017). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (2014). Possui experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação Psicológica, Psicologia Escolar, Psicometria, Personalidade, Agressividade e Comportamento Antissocial. Membro do grupo de pesquisa Psicometria na ANPEPP. Editora associada da Revista Avaliação Psicológica.

Dra. Arielle Sagrillo Scarpati

Arielle Sagrillo Scarpati é psicóloga, Mestre em Psicologia Social (UFES) e Doutora em Psicologia Forense (University of Kent). Em 2019 completou seu Pós-Doutorado Jr (UFRGS) e atualmente é pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental pela PUC-RS. Desde 2009, trabalha com pesquisa, intervenções clínicas e sociais; com ênfase nas vulnerabilidades sociais, violência(s) de gênero, masculinidade e saúde mental. Hoje coordena a frente de conteúdo teórico da iniciativa Coalizão Empresarial para o Enfrentamento da Violência contra Meninas e Mulheres e paralelamente, atua como: a) consultora técnica de entidades públicas e privadas em suas áreas de expertise, b) supervisora clínica (para profissionais da Psicologia) e c) psicóloga clínica; atendendo especialmente mulheres vítimas de trauma e/ou violações.

Dra. Beatriz Cattani

Psicóloga (PUCRS) (CRP 07/20897). Especialista em Psicologia Clínica - Ênfase em Avaliação Psicológica (UFRGS). Mestra e doutora em Psicologia (UFRGS). Docente do curso de Psicologia (FACCAT). Docente dos cursos de Especialização em Psicologia Jurídica (Unisinos) e Especialização em Avaliação Psicológica (FACCAT).Perita ad hoc em Varas de Família e Juizados da Infância e da Juventude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Atua em consultório particular com psicodiagnóstico, avaliações para fins jurídicos, assistência técnica, psicoterapia de orientação psicanalítica e supervisão.

Dra. Bruna Barbieri Waquim

Doutora em Direito. Mestre em Direito e Instituições do Sistema da Justiça. Assessora Jurídica do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Vice-Presidente do IBDFAM/MA. Professora universitária. Educadora Parental certificada pela PDA. Autora dos livros "Relações simultâneas conjugais: o lugar da Outra no Direito de Familia", "Alienação Familiar Induzida: aprofundando o estudo da Alienação Parental" e da Coleção "Alienação Parental na perspectiva dos direitos da criança e do adolescente: impactos no Judiciário e nas Políticas Públicas".

Dra. Catula Pelisoli

Psicóloga judiciária do TJ RS, Especialista em Psicologia clínica e em Psicoterapia cognitivo comportamental, Mestre e Doutora em psicologia, Pós doutorado em Psicologia, Produtora de conteúdos do Canal Proteja.

MSc. Denis Lino

Doutorando em Psicologia Cognitiva na Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Investigative and Forensic Psychology pela University of Liverpool, Especialista em Psicologia Jurídica e Investigação Criminal pela Faculdades Integradas de Patos (FIP), Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Autor do livro Criminal Profiling, Análise do Comportamento na Investigação Criminal (2021). Pesquisador em Psicologia Jurídica e Investigativa com artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.

MSc. Denise Maria Perissini da Silva

Psicóloga clínica e jurídica em São Paulo. Mestre em Ciências Humanas UNISA. Professora universitária. Especialista lato sensu em Psicopedagogia e LIBRAS. Cursando Especialização lato sensu em Psicologia Jurídica IPOG. Autora de livros e artigos de Psicologia Jurídica de Família. Membro-colaboradora de Comissões nas OABs-SP: Santo Amaro (102ª. Subseção), Jabaquara (116ª. Subseção) e Santana (125ª. Subseção). Coordenadora e docente do Módulo de Psicologia Jurídica do ‘Programa Viver de Avaliação Psicológica’ (Instituto Amélia Garcia). Proprietária: PERISSINI Psicologia Clínica e Jurídica Cursos e Treinamentos S/C.

MSc. Júlia Zamora

Doutoranda em Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui mestrado e graduação em Psicologia pela mesma instituição. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPeVVIC). É membro do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Terapias Comportamentais Contextuais (CEFI). Também atua como psicóloga clínica em consultório com base na abordagem cognitivo-comportamental e como supervisora clínica.

Dr. Lucas Guimarães

Doutor em Avaliação Psicológica (USF), Mestre em Ciências e Saúde (UFPI), com intercâmbio acadêmico-científico no departamento de Psiquiatria da Università Degli Studi di Torino (Turim, Itália), Neuropsicólogo, pelo Conselho Federal de Psicologia. Perito Psicólogo nas áreas cível e criminal e Analista Judiciário-Psicólogo (TJ-MA). Professor Adjunto de Psicodiagnóstico da Universidade Estadual do Piauí. Membro Internacional do American College of Forensic Psychology (ACFP). Coordenador do Laboratório de Avaliação e Perícia Forense (LAPEP) da UESPI. Coordenador da Pós-graduação em Psicologia Jurídica com Ênfase em Perícia Psicológica do IPOG. Pesquisador nas áreas de construção de instrumentos psicológicos, entrevista forense, violência sexual contra crianças e adolescentes e perícia psicológica.

MSc. Maria Berenice Dias

Mestre em Processo Civil (PUC-RS). Advogada especializada em Direito Homoafetivo, Famílias e Sucessões Vice Presidente Nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Foi a única gaúcha indicada pelo Projeto “1.000 Mulheres para o Prêmio Nobel da Paz 2005″. Recebeu o prêmio Direitos Humanos 2009, categoria: Garantia dos Direitos da População LGBT, a mais alta condecoração do Governo Brasileiro outorgado pelo Presidente da República do Brasil.

Esp. Marilene Marodin

Psicóloga, Formada pela Pontifícia Universidade Católica PUCRS, no ano de 1971; Aperfeiçoamento em Psicoterapia (PUCRS/1980), Especializações em Dinâmica de Grupo (UFRGS /1972), Especialização em Psicologia Clínica (PUCRS/1974), Formação em Terapia Sistêmica (1991), Formação em Terapia de Casal e Família (1991), Capacitação em Mediação de Conflitos (1994) e Treinamento em Supervisão Clínica, (ISBL/2003). Terapeuta individual, de casais e de famílias; Mediadora de Conflitos, Facilitadora de Diálogos; Profissional da Saúde Mental Colaborativa; Diretora, Docente e Supervisora da Clip-Clinica de Psicoterapia e Instituto de Mediação; Superintendente do CONIMA/RS – Conselho Nacional de Instituições de Mediação e Arbitragem; Conselheira na Diretoria do IBPC- Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas; Coordenadora da Comissão de Psicologia das Famílias do IBDFAM/RS- Instituto Brasileiro de Direito das Famílias; Membro da Diretoria de Publicações do ICFML – Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos

Dr. Nelson Hauck Filho

Psicólogo (UFSM), mestre e doutor em psicologia (UFRGS). Professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da USF. Pesquisa as temáticas: psicopatia e comportamento antissocial, autorrelato e vieses de resposta, personalidade e competências socioemocionais. Editor da Revista Avaliação Psicológica e Editor Associado no Psychological Test Adaptation and Development.

Dra. Paula Inez Cunha Gomide

Paula Inez Cunha Gomide. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1976), Mestre (1984) e Doutora (1990) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Professora aposentada da UFPR (1976-2003) onde, além de docente, coordenou o curso de graduação em Psicologia, foi chefe de departamento do curso de Psicologia e coordenadora do mestrado em Psicologia da Infância e da Adolescência. Professora adjunta da Universidade Tuiuti do Paraná (2009 - atual), leciona na graduação e é docente e coordenadora do Mestrado em Psicologia Forense desde sua implantação. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (2009-2013). Analista de comportamento acreditada pela ABPMC. É pesquisadora com estudos em estilos parentais, comportamento moral, programas de intervenção com infratores, bullying, avaliação forense, alienação parental, justiça restaurativa e parricídio.

Dra. Romilda Guilland

Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica, Mestre em Psicologia Clínica, com enfoque em saúde do trabalhador, doutora em Processos Psicossociais e de Saúde no Trabalho e nas Organizações. Atualmente, faz parte do programa de pós-doc da UFSC, coordena a linha 2 de pesquisa (adaptação e validação de instrumentos) do Laboratório Fator Humano - UFSC, trabalha no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e no IPOG, onde faz parte do corpo docente . Áreas de interesse: Psicologia da Saúde e do Trabalho, Avaliação Psicológica e Psicologia Jurídica.

Dr. Reginaldo Torrer Alves Jr.

Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2013) com estágio doutorado financiado pela CAPES na University of Alabama (EUA) em 2012 na área de entrevistas forenses com crianças vítimas de violência. Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005). Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Analista Judiciário na área de Psicologia no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, onde exerce a função de supervisor do Centro de Referência para Proteção Integral da Criança e do Adolescente em Situação de Violência Sexual da Vara da Infância e da Juventude. Formador de Supervisores e Entrevistadores Forenses com Certificação pelo Conselho Nacional de Justiça. Um dos organizadores do Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense (PBEF), referendado pelo Conselho Nacional de Justiça. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia jurídica, avaliações psicossociais para o contexto judicial, entrevistas forenses, avaliação da violência sexual infantil.

Dr. Roberto Cruz

Psicólogo, especialista em avaliação psicológica, ergonomia e psicologia ocupacional, doutor em engenharia de produção, pós-doutorado em Métodos e Diagnóstico em Psicologia e em Epidemiologia. Atualmente é professor e pesquisador do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Laboratório de Fatores Humanos (UFSC) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neuropsicologia em Saúde (hospital Universitário-UFSC). Perito e assistente técnico psicólogo na Justiça Cível e do Trabalho.

Dr. Rui Mateus Joaquim

Pesquisador de Pós Doutorado do INCT em Medicina Molecular ( UFMG ), Doutor em Ciências com ênfase em Neuropsicologia (USP) Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP) Especialista em Psicologia da Saúde (UNESP). Bacharelado e Formação de Psicólogo ( FEA ). Neuropsicólogo Clínico, Consultor independente e assistente técnico em psicologia jurídica pela Viés - Neurociência Clínica e Forense.

Dra. Sarah Putin

Psicóloga (CRP 07/16891). Doutora em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), tendo realizado estágio doutoral na Universität Hamburg, Alemanha. Mestra em Psicologia (PUCRS), Especialista em Ciências Penais (PUCRS) e Especialista em Psicologia Jurídica (CFP). Professora do Curso de Psicologia da FACCAT e de cursos de Especialização na área de Avaliação Psicológica, Psicologia Jurídica e Ciências Criminais. Atua como perita psicóloga e como assistente técnica nas áreas cível e criminal, e como entrevistadora forense pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Psicóloga, na área de Avaliação Psicológica, na Expertise – Avaliação e Formação em Psicologia

Dra. Samantha Dubugras Sá

Psicóloga Clínica de orientação psicanalítica. Dra. em Psicologia - PUCRS. Professora dos Cursos de Psicologia e de Direito da PUCRS. Pós-Graduação em Atenção Integral a Vítimas de Violência- Universidade Complutense de Madri - UCM. Coordenadora do Curso de Especialização Avaliação Psicológica em Diferentes Contextos - PUCRS. Professora do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica - Fundação Universitária Mário Martins (FUMM). Coordenadora do Serviço de Avaliação Psicológica - Fundação Universitária Mário Martins (FUMM). Professora do Curso de Especialização Mediação, Arbitragem e Conciliação - Escola de Direito PUCRS. Membro da Comissão Nacional da Infância e Juventude - IBDFAM. Diretora Interdisciplinar - Instituto Proteger. Coordenadora do Curso Avançado em Direito de Filiação.

Dra. Sônia Rovinski

Psicóloga (CRP 07/1792), Especialista em Psicologia Jurídica (CFP), Especialista em Criminologia (PUC-RS), Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUC-RS), Doutora em Psicologia Clínica e da Saúde (Universidade de Santiago de Compostela/ revalidado PUC-RS), com Pós-doutorado em Avaliação Psicológica (UFRGS). Psicóloga Judiciária do Tribunal de Justiça do RS (1993-2013), atualmente atuando como Assistente Técnica em processos de Vara e Família.

Dra. Vivian de Medeiros Lago

Psicóloga especialista em Psicologia Jurídica, Mestre, Doutora com pós-doutorado em Psicologia pela UFRGS. Professora Assistente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Desenvolve trabalhos como assistente técnica em Varas de Família. Sócia proprietária da Expertise - Avaliação e Formação em Psicologia.

Dr. William Weber Cecconello

Doutor em Psicologia Cognitiva pela PUCRS (2021). Professor de Psicologia na IMED (Campus Passo Fundo) e Coordenador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Cognição e Justiça (CogJus). Psicologo Jurídico com foco em pareceres técnicos e Treinamentos voltados à Psicologia do Testemunho. Tem desenvolvido pesquisas na área de falsas memórias, reconhecimento, e técnicas de entrevista, com o objetivo de compreender melhor os processos cognitivos de vítimas, testemunhas, e suspeitos, e desenvolver treinamentos para aprimorar técnicas utilizadas pelo sistema de justiça brasileiro.

Dias para o evento