CIPF – I Congresso Internacional de Psicologia Forense

Brasao_da_UESPI

Fique atento às regras de inscrição nos minicursos:

1. Os minicursos irão acontecer online e ao vivo do dia 23 ao dia 25 de março do corrente ano no período da manhã de 8:30 às 11:30 h e cada um terá a carga horária de 3 horas.
2. Cada participante poderá inscrever-se em apenas um minicurso por dia, ou seja, se no dia 23 de março tiver 4 minicursos acontecendo ao mesmo tempo, online e ao vivo, o participante poderá inscrever-se apenas em um único no dia 23 de março.
3. A quantidade de vagas está limitadas a apenas 20 vagas para cada minicurso online e ao vivo.
4. Até o dia 16/03/2022 será enviado um link para o e-mail dos participantes para que possam se inscrever nos minicursos online e ao vivo oferecidos nos 3 dias de evento.
5. Os minicursos que puderem ser gravados ficarão disponíveis do dia 02/04/2022 ao dia 01/05/2022 para os participantes que tiverem interesse em inscrever-se neles e assisti-los integralmente. Estes minicursos terão certificação apenas se o participante inscrever-se neste e assisti-lo em formato gravado.
6. Atenção: Fique atento as datas de cada minicurso, pois nenhum participante poderá se inscrever em dois ou mais minicursos oferecidos online e ao vivo no mesmo dia. Caso isso ocorra a inscrição será automaticamente cancelada.

Programação em Construção! Aguarde novidades nos próximos dias!
Programação de Mini-cursos em construção!

23/03/2022 – 8:30 às 11:30 h

Entrevista Forense: desafios em oitivas de testemunha
Esp. Anderson Tamborim

Neste minicurso vamos tratar dos desafios envolvidos no processo de tomada de depoimentos de testemunhas de crimes violentos. Quais os principais fatores envolvidos desde a absorção do evento na memória até a recuperação das informações durante uma oitiva. Que estratégias podem ser abordadas para facilitar o processo de recuperação da memória e extrair informações com maior credibilidade. Processo de obtenção e gerenciamento de rapport. Memória: Codificação, Recuperação e Comunicação. Introdução a Psicologia do Testemunho. Aspectos emocionais do depoimento e seu impacto no resultado. Falsas memórias, contaminação e influência durante a entrevista

Avaliação de Simulação com o Uso do Rorschach (Restrito a estudantes de psicologia e psicólogos)
Dra. Ana Cristina Resende
CRP 09/2113

Neste minicurso serão abordado os motivos pelos quais o Teste de Rorschach tem sido considerado um teste eficiente para detectar indícios de simulação no contexto forense, como também serão apresentados comportamentos no teste que sugerem esse tipo de manipulação.

Psicologia Investigativa: Possibilidades de Atuação
MSc. Denis Lino
CRP: 02/23272

Nesse minicurso você vai aprender sobre a recente especialidade de estudo, pesquisa e prática da Psicologia Investigativa. Você irá descobrir as diversas formas que a Psicologia contribui com a investigação, como no uso do perfil criminal, autópsia psicológica, entrevistas investigativas e muito mais.

24/03/2022 – 8:30 às 11:30 h

A Abordagem Sistêmica nas Famílias
Esp. Marilene Marodin
CRP 07/0454

Estamos vivenciando um período de transição paradigmática, onde a ciência tem sido levada a repensar seus pressupostos.
O pensamento sistêmico, ecológico ou ecossistêmico, surge como o novo paradigma da ciência, como uma nova visão, uma nova linguagem e que tem implicações nas diferentes abordagens de todo profissional.
Neste minicurso pretendemos pensar sistemicamente o mundo em sua complexidade, percebendo as relações existentes em todos os níveis da natureza, tentando buscar sempre a compreensão dos acontecimentos em relação aos contextos em que ocorrem.

Elaboração de laudos periciais
Dra. Vivian Medeiros Lago
CRP 07/14275

O mini-curso tem como objetivo apresentar as semelhanças e diferenças entre Relatório e Laudo Psicológico, abordando os objetivos e estrutura desses documentos. Serão apresentados trechos de documentos para ilustrar a discussão.

Perícia em questões de guarda compartilhada.
MSc. Denise Maria Perissini da Silva
CRP-SP 06/38483

O curso irá abordar os aspectos legais da Guarda Compartilhada (pelas leis nº 11.698/2008 e 13.058/2014) e suas implicações psicológicas.

Irá abordar os aspectos éticos e técnicos da aplicabilidade da Guarda Compartilhada nos casos concretos, em função dos estilos parentais, competências parentais, habilidades parentais, quais os principais instrumentos podem ser utilizados, e quais os principais desafios nessa atuação.

Noções sobre como escrever um artigo científico
Dra. Romilda Guilland
CRP-SC 08/15370

Após concluir a pesquisa, chegou o momento de divulgar sua descoberta à comunidade acadêmica, por meio de artigos. Esta última etapa pode se tornar difícil e quando o artigo não está bem redigido muitos são rejeitados. Para melhorar a qualidade dos artigos submetidos e evitar que sejam simplesmente recusados, deve-se conhecer sobre métodos de pesquisa. Para auxiliar os acadêmicos a melhorar a qualidade de seus artigos, este minicurso tem como objetivo: apresentar os elementos estruturais de um artigo.

 

25/03/2022 – 8:30 às 11:30 h

Princípios da escuta protegida de crianças e adolescentes
Dra. Cátula Pelisoli
CRP 07/15187

O Depoimento Especial e a Escuta Especializada apresentam, entre si, semelhanças e diferenças. Dentre os aspectos comuns entre os dois procedimentos, estão diretrizes que guiam a intervenção com crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, em qualquer contexto de trabalho. Nesse mini curso, vamos abordar os princípios da escuta protegida, com o objetivo de instrumentalizar os profissionais de diferentes áreas para que evitem a revitimização e a violência institucional.

Melhorando as entrevistas forenses: a classificação funcional de elocuções
Dr. Reginaldo Torrer Alves Jr.
CRP-01 8021

O curso tem como objetivo oferecer uma ferramenta prática de análise de entrevistas com vítimas ou testemunhas e que tenham como finalidade a obtenção de informações sobre experiências de violência. A Classificação Funcional de Elocuções Forenses (CF-EF) auxilia o entrevistador, seus pares e supervisores a fazer uma apreciação geral da aderência às boas práticas de entrevista de modo a aprimorar o comportamento do entrevistador na adoção de estratégias de entrevista que tenham mais probabilidade de estimular relatos detalhados sobre experiências que são objeto de intervenção do judiciário e das instituições da rede de proteção. A CF-EF pode ser empregada por profissionais que atuam com entrevistas de vítimas no depoimento especial policial ou judicial, nas escutas de Centros Integrados, e nas perícias ou avaliações psicológicas e sociais realizadas no sistema de justiça, independentemente do tipo de protocolo utilizado. A CF-EF poderá auxiliar o participante em atender a necessidade técnica de reduzir o efeito da indução e da sugestionabilidade em suas entrevistas.

Avaliação Neuropsicológica da Personalidade: quando, como e porque?
Dr. Rui Mateus Joaquim
CRP 06 91310

Avaliação da personalidade é uma conduta fundamental para o processo de avaliação neuropsicológica. Traços de personalidade podem apontar por meio do conjunto de padrões de comportamento que os caracterizam, informações relevantes para a compreensão de déficits cognitivos e transtornos psiquiátricos que tendem a cruzar com comprometimentos neuropsicológicos. Tal compreensão torna-se fundamental para a realização de exames de insanidade mental.

Entrevista Semiestruturada para Autópsia Psicológica – Aplicações no Contexto Jurídico
Dra. Samantha Dubugras Sá
CRP 07/09238

A Entrevista Semiestruturada para Autópsia Psicológica – ESAP, é um tipo de avaliação retrospectiva utilizada nos casos em que é necessário investigar o modo de morte de uma pessoa. Para tal a coleta de dados necessários é realizada através de entrevistas com pessoas que conheciam a vítima. Os pontos chaves de uma autópsia psicológica para a suspeita de casos de suicídio são: precipitadores e/ou estressores, motivação, letalidade e intencionalidade. A ESAP fornece informações adequadas e suficientes para permitir um grau razoável de concordância entre avaliadores. O objetivo desse minicurso é instrumentalizar profissionais psicólogos para o uso da ESAP e, também, esclarecer sua importância para os operadores do direito.

Dias para o evento